Uso será em pacientes no início da doença
Cordeirópolis mais uma vez participa de um papel importante na busca por tratamentos para o novo coronavírus. Desta vez a cidade está participando de uma pesquisa nacional, a COVID-19 Brasil, que conta com a participação de inúmeras instituições médicas brasileiras, onde conduz estudos sobre terapias a pacientes da COVID-19 com o uso de hidroxicloroquina.
O prefeito Adinan Ortolan, informou durante a live realizada nesta sexta-feira (24) que mais uma vez a cidade se destaca em busca de combater a doença. A iniciativa brasileira é formada por uma rede de hospitais e clínicas em busca de tratamento eficaz. Entre as instituições envolvidas estão: Hospital Israelita Albert Einstein; HCor; Hospital Sírio-Libanês; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Alemão Oswaldo Cruz; BP e muitos outros.
" É uma honra para a cidade estar em uma pesquisa tão importante como essa, entre tantos hospitais, está o nosso de Cordeirópolis sob o comando do Dr. Joaquim Raposo,a cidade participou da fase preliminar e agora vem colaborando para a pesquisa, onde o paciente que aceita a fazer uso,assina um termo dando o consentimento", informou o prefeito Ortolan.
Referência em combate ao coronavírus
Pelo trabalho realizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, a cidade vem se destacando no combate ao Covid-19. Foi a primeira cidade da região a desinfectar as ruas e espaços públicos, o monitoramento juntamente com a telemedicina também é dos motivos do resultado, além do porcentual de testados da cidade, onde já testou mais de 16% da população.
Também foram montadas seis Unidades Básicas de Saúde e um hospital com cinco leitos de UTI – todos equipados com respiradores – para atendimentos emergenciais de pacientes com a covid-19. Uma ambulância foi transformada em UTI móvel e um centro da covid -19 foi amplamente montado para atender os pacientes, com 72 profissionais envolvidos trabalhando no local.