A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, através Secretaria de Justiça e Cidadania, e do Departamento de Habitação de Cordeirópolis, contemplaram 37 famílias nesta sexta-feira (24) com o Programa Meu Pedaço de Chão que foi idealizado em 2019, programa habitacional cujo objetivo é diminuir o déficit de moradia.
Ao todo foram contempladas 20 famílias com subsídios para construção no valor de R$ 11 mil, previsto no projeto "Meu Pedaço de Chão"; e nesta primeira fase contendo 17 moradias, 13 famílias receberam o termo do programa meu pedaço de chão, os quais moravam em área de risco e tiveram seu imóvel.
De acordo com a secretária de Justiça e Cidadania, Sandra Santos, as famílias contempladas nesta primeira fase são da Ocupação Constante Peruchi, mas ao todo somam no pró-moradia 70 casas, que serão entregues às famílias que fizeram seus cadastros no programa e que seguiram o que determinava no projeto. Ainda de acordo com a secretária, das 70, serão entregues 20, porém serão construídas mais 50, onde já tem o local para as novas casas.
"É uma alegria estar hoje entregando essas moradias, pois estive aqui debatendo e aprovando esse importante projeto e hoje pude vivenciar este momento e executar o projeto que também aprovei", afirmou Sandra.
No momento da entrega da primeira família contemplada, a senhora Angela Maria do Carmo de Almeida, fez questão em relatar com muito entusiasmo ao receber o termo de sua casa própria: "Esperei por 16 anos essa oportunidade, morei 16 anos no assentamento e quero agradecer primeiramente a Deus e depois ao prefeito Adinan, estou muito feliz em receber minha casa".
Para o prefeito Adinan Ortolan, a importância é a garantia que os pais tem aos seus filhos, dar um lugar aos filhos morarem.
" Um dos principais compromissos que nós fizemos e temos é o da casa própria e devido a pandemia atrasaram todos os projetos, mas hoje realizamos o sonho de algumas pessoas, em especial às famílias da Ocupação que sofreram muitas humilhações e dificuldades por estarem morando em local inadequado, por estarem próximos à ferrovia e rodovia, enfim, nosso compromisso era dar um local apropriado para morar e poder dizer que são seus. Infelizmente nem tudo é tão rápido como gostaríamos, mas hoje saio feliz dessa Câmara, pois acredito que o esforço de vocês e mais o trabalho de nossa equipe é possível proporcionar a estas crianças, netos e famílias uma moradia", afirmou o prefeito Adinan.
Programa Meu Pedaço de Chão
O projeto foi idealizado em 2019. O Portal JE10 acompanha cada tramitação do programa e trouxe cada fase. A primeira (leia aqui) foi da aprovação.