Limeira anuncia tecnologia 5G na área central da cidade

  • 0
  • 84 views


BARRAGEM REPRESA_JE 10

Cobertura total deve avançar e indica vários benefícios para o município

Limeira já conta com a tecnologia 5G. Desde o dia 1º, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) “ativou” o sinal para o município, conforme cronograma definido pelo Governo Federal. Com a frequência liberada, as operadoras de telefonia iniciaram a instalação das novas antenas na cidade e em alguns pontos da região central já é possível comunicar-se com o celular 5G, desde que o usuário tenha o chip e o aparelho compatíveis. Outros bairros também já receberam as antenas e a qualquer momento elas podem entrar em operação.

Loja Barbosa (3)

A rapidez na expansão da tecnologia deve-se à atualização de toda legislação que regula a instalação das antenas no município. Antecipando-se ao processo de transição para a tecnologia 5G, o governo Mario Botion elaborou uma lei específica, a 859/2020, que orienta a instalação da infraestrutura de suporte para esses equipamentos de telecomunicação. “A criação da chamada “lei das antenas”, ainda em 2020, foi fundamental para que as operadoras tenham interesse de investir na rápida expansão de rede 5G em Limeira”, frisou Botion.

A lei 859/2020 prevê agilidade no processo de fixação das antenas, considerando-se o caráter de “utilidade pública” intrínseco ao serviço. Dessa maneira, autoriza a implantação da estrutura em toda cidade, sem necessidade de licenciamento antecipado, bastando apenas que a prestadora comunique previamente a instalação à prefeitura através da apresentação do projeto. 

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Gestão Estratégica, Thiago dos Santos Henrique, o prazo para a cobertura 5G em 100% do município vai até julho de 2026. Porém, ele acredita que bem antes dessa data o sistema já esteja disponível aos limeirenses.

O grande diferencial do sinal 5G, segundo ele, é a rapidez e a estabilidade da onda de transmissão. “A navegação pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, mas exige um número de antenas maior que atualmente”, comentou. Por outro lado, ele destaca que o tamanho das antenas é incomparavelmente menor às atuais torres. “Elas são um pouco maiores que uma caixa de sapatos e podem ser instaladas em qualquer local”, observou.

5G em Cordeirópolis

A prefeitura de Cordeirópolis confirma que o processo de adequação da nova tecnologia já está em andamento, e que em breve, a cidade deve contar com a nova tecnologia.  

raros-2
Cerca de 800 pessoas não comparecem às consultas médicas em Cordeirópolis
Prev Post Cerca de 800 pessoas não comparecem às consultas médicas em Cordeirópolis
Next Post Falecimento - Deolinda Maria Batista de Souza
Veja mais
Link para o WhatsApp