Apesar da queda município tem resultados melhores que Santa Gertrudes, Rio Claro e Piracicaba
Cordeirópolis é a 174º cidade mais desenvolvida do Brasil. É o que revela o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM). O ranking foi divulgado no último mês e usa os dados de 2016 como base e avalia setores de emprego e renda, saúde e educação. Apesar da queda em comparação ao ano anterior, o município mantém a frente de grandes cidades do aglomerado de Piracicaba.
Conforme o ranking, quanto mais próximo do 1 mais desenvolvido é o setor. A Firjan explica que o alto desenvolvimento são notas superiores a 0.8. Entre 0.6 e 0.8 são as notas consideradas de desenvolvimento moderado. O desenvolvimento regular são as notas entre 0.4 e 0.6 e de baixo as inferiores a 0.4.
Em Cordeirópolis, o setor de educação é o que apresenta a nota mais alta, o município recebeu o valor de 0.94. O número é um dos maiores deste a criação do ranking em 2005. O numero é significativo também na saúde, onde a cidade computa uma nota de 0.91 sendo a maior de todos os tempos.
O ponto negativo, fica por conta das notas na categoria de emprego e renda. A cidade teve uma avaliação geral de 0.63, sendo a segunda pior média da história, perdendo apenas para 2015 quando o município obteve uma nova de 0.62. O prefeito Adinan Ortolan, explicou a situação e as medidas para recuperar o setor.
“Apesar de 2016 não estarmos no governo, pode-se avaliar que isso decorreu principalmente pela alta taxa de desemprego no setor industrial, sendo esse o que mais sofreu com a crise no período. Com isso, Cordeirópolis foi afetada por conter com um número significativo de trabalhadores nas indústrias. Então, é natural que esse índice seja mais baixo por conta deste panorama. Atualmente, estamos buscando novas indústrias com intuito de reverter esta situação”, explicou o prefeito.
Com isso, o Firjan avaliou Cordeirópolis na nota geral de 0.83 e aplicou o município como de alto desenvolvimento. Na classificação nacional a posição foi a de 174º e no estadual Cordeirópolis foi eleita a 93º melhor cidade desenvolvida do estado. O município, está à frente em ambas classificações de cidades como Santa Gertrudes que ocupa a 251º posição nacional e 121º estadual, Rio Claro que aparece na 203º nacional e 103º estadual e Piracicaba 181º e 95º respectivamente.
Foram avaliados 5.471 municípios, sendo que, a dianteira do ranking fica com a cidade de Louveira também do Estado de São Paulo.
#firjan #cordeiropolis #ranking #interior #brasil #queda #prefeito #notas #educaçao #saude #empregoerenda #ifdm
Por: Diego Fabiano de Oliveira