Cordeirópolis está entre as 20 cidades mais arborizadas do mundo, segundo National Programme Leaders Summaries

  • 0
  • 98 views


Secretário informou que já foram plantadas cerca de 70 mil árvores entre área rural e urbana

Um levantamento feito pela National Programme Leaders Summaries, em 2022 deixou o Brasil em destaque com as 20 cidades mais arborizadas do mundo, e entre elas está Cordeirópolis.

Loja Barbosa (3)

No estado de São Paulo, a cidade se destacou entre Guarujá, Hortolândia, Monte Alto, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos.

O município recebeu a certificação “Tree Cities of the World” (cidade árvore do mundo) fornecido pela “Arbor Day Foundation e Organizações das Nações Unidas” por se destacar na gestão da Arborização Urbana em todo o mundo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a certificação aconteceu principalmente pela realização de um planejamento integral da arborização urbana, que contempla aprovação do Plano Municipal de Arborização Urbana; além de um inventário realizado por profissional habilitado de todas as árvores do município.

Dutra ainda afirmou que a fiscalização pelo Pelotão Ambiental e aquisição do aplicativo ARBOLINK, que concentra todas as informações de localização, estado fitossanitário, oportunidade de plantio e retiradas de tocos também contribuíram para que a cidade se destacasse.

“ Entendo que todo o planejamento que foi realizado e identificado para as novas oportunidades de plantios contribuiu para destacar a cidade, após esse diagnóstico, Cordeirópolis está preparado para iniciar novos plantios no próximo período de chuva e deixar nossa cidade ainda mais arborizada” explicou o secretário.

Para o secretário, a participação ativa da população em todas as fases é fundamental, pois contribuirá para os cuidados iniciais e desenvolverá o pertencimento ambiental dela com a arborização urbana. Dutra afirma ainda que foram plantadas entre a zona rural e urbana, em parceria com a inciativa privada, 70 mil árvores aproximadamente.

Levantamento

O secretário informou que já vem desenvolvendo um levantamento das árvores na cidade. Somente na avenida Presidente Vargas foram contabilizadas 100 palmeiras e 140 árvores na extensão da avenida, iniciando na área central até o prolongamento da avenida, e sobre a retirada de algumas espécies para prolongamento da mesma serão reflorestadas, a título de compensação ambiental,  com 19.126,82 m² em Áreas de Preservação Permanente (APP), conforme processo CETESB de n° 075325/2020-13.

No levantamento foram registradas 7765 árvores com espaço disponível para plantio de 4748, também foram levantados os números de tocos somando 578, estes o secretário informou que já está no cronograma a retirada para plantio de novas árvores.

raros-2
Prev Post Cordeirópolis realiza mais uma edição da “Domingueira”
Next Post Falecimento - Rosa Franciscato Corte
Veja mais
Link para o WhatsApp