A Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (17) a 19° edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Neste ano a imunização será feita em etapas, começando pelos profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos.
Durante a campanha serão imunizadas crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e portadores de doenças crônicas. A vacina previne contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. A Campanha de Vacinação Contra a Gripe seguirá até o dia 23 de maio.
De acordo com calendário do Ministério da Saúde, a partir desta semana serão vacinados trabalhadores de saúde que atuam em hospitais, unidades públicas e privadas, além das pessoas com 60 anos de idade ou mais. A partir do dia 24 serão vacinadas gestantes, puérperas, crianças e indígenas.
A vacinação em pessoas com doenças crônicas começará no dia 02 de maio e, no dia 08, será a vez dos professores. “É importante reforçar que neste momento só iremos vacinar os grupos que são contemplados. Quem estiver fora e quiser se vacinar, deve se direcionar a uma rede particular”, destacou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta.
Nayara ainda frisa que neste ano os professores também foram incluídos no grupo a ser imunizado. “Os professores deverão comparecer numa Unidade de Saúde da cidade, munidos com o documento que comprove a função para serem vacinados”.
A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cordeirópolis, segue abaixo os horários:
Unidade de Saúde Jardim Eldorado: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Cordeiro: 7h30 às 11h e das 13h às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Juventude: 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim Progresso: 7h30 às 11h e das 13h às 15h30;
Unidade de Saúde Jardim São Luiz, Centro e Cascalho: 8h30 às 15h30.
Cronograma de vacinação:
Segunda-feira (17): os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade;
A partir do dia 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (6 meses e 5 anos de idade) e indígenas;
A partir do 2 de maio: pessoas com doenças crônicas;
A partir do dia 8 de maio: professores e todos os outros grupos anteriores;
Dia 13 de maio Dia “D”: sábado.
Atenção!
DIA D – A mobilização nacional contra a gripe acontecerá no dia 13 de maio. Neste dia, os postos de saúde estarão abertos para atendimento ao público, das 8h às 17h