Em 100 dias de administração pública, o prefeito de Cordeirópolis Adinan Ortolan (PMDB) traz um balanço dos seus primeiros meses de gestão.
Sua primeira ação diante da dívida adquirida em torno de R$ 7 milhões, foi criar um grupo para recuperar recursos, o que trouxe R$ 14 milhões ao município entre emendas e convênios.
Esse grupo foi a criação do Núcleo de Ações Estratégicas (NAE), que faz a gestão de convênios estaduais e federais e já viabilizou 14 milhões em recursos que serão destinados à Saúde, Educação, Esportes, Obras e Cultura.
Ao todo foram 10 projetos de lei e mais 5 de lei complementar aprovados pela Câmara Municipal, com mudanças e programas sociais, além do fim da autarquia do hospital municipal e a capacitação que permitirá a remuneração de desempregados.
“Para isso priorizamos o pagamento dos servidores e parte dos fornecedores que estavam em atraso. Diminuímos o número de comissionados, cortamos horas extras, contratos supérfluos e também parte dos aluguéis que tínhamos processo que continua em andamento”.
Simples atitudes que fizeram a diferença, como por exemplo a limpeza do Lago União, um custo zero e que ganhou elogios dos moradores locais. A piscina do complexo esportivo do Jardim Progresso, a qual nunca fora aberta e já está sendo usufruída por moradores, além de reajustes, pequenas reformas e pinturas em prédios públicos que estavam deteriorados, até mesmo o prédio da Prefeitura há mais de 10 anos não recebia uma pintura.
Para o prefeito, um dos principais desafios para este ano é a captação de recursos para a construção da nova represa, o início dos projetos de educação e continuidade das grandes obras de infraestrutura, como a Estação de Tratamento de Esgoto e a Estação de Tratamento de Água. “Para isso, precisamos manter o nosso time de servidores motivados, pois para conseguir atender às demandas da população precisamos trabalhar em equipe. Sabemos que temos muitos desafios, mas o ritmo deste primeiro ano de governo definirá o futuro da nossa cidade”.
Confira os principais projetos realizados nestes 100 dias de gestão:
Reforma Administrativa;
Criação da Escola de Governo, Coordenadoria de Bem-Estar Animal e Coordenadoria de Fomento Empresarial;
Retomada de projetos que estavam parados, como da nova represa, que já foi desenvolvido e agora passa pelo processo de captação de recursos;
Implantação do atendimento pediátrico no Jardim Eldorado;
Ampliação do atendimento pediátrico no Jardim Cordeiro;
Início do processo de credenciamento para castração de cães e gatos;
Parceria com o Google for Education para o desenvolvimento de projetos em Educação;
Fim da lista de espera da assistência social;
Fim da lista de espera para vagas em creches;
Parcerias com os projetos Time do Emprego, Investe São Paulo e Banco do Povo Paulista;
Criação do Cordeiro Investe, pacote de incentivos voltado à atração de empresas para o município;
Reforma do Ginásio de Esportes;
Revitalização do Lago União;
Reforma e reabertura do Centro de Lazer do Jardim Progresso;
Melhorias nos Pólos Esportivos do Jardim Eldorado e Jardim Cordeiro;
Carnaval e a retomada das atividades culturais no município;
Volta da Faculdade Municipal;
Lançamento do Programa Emergencial de Auxílio Desemprego;
Levantamento da demanda de habitação e estudos para a implantação loteamentos e projetos de casas populares.