Operação Marcos 12:17 investiga descaminho e apreende eletrônicos, veículos e armas de fogo
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6), a Operação Marcos 12:17, com o objetivo de desarticular um esquema de importação e comércio ilegal de celulares e outros eletrônicos trazidos principalmente do Paraguai. A ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de São Carlos e Iracemápolis , além do bloqueio de R$ 8 milhões em contas bancárias dos investigados.
A investigação teve início em agosto de 2024, após denúncias enviadas à Delegacia da Polícia Federal de Araraquara relatando que aparelhos eletrônicos foram vendidos de forma irregular por meio das redes sociais. As declarações formuladas caracterizam o crime de descaminho , que ocorre quando produtos importados chegam no país sem o pagamento de impostos e taxas.
Mandados de busca e apreensão
A 2ª Vara Federal de São Carlos foi responsável por autorizar a operação e agilizar os cinco mandatos de busca e apreensão, sendo:
Quatro alvos em São Carlos
Um alvo em Iracemápolis
Além disso, a Justiça determinou o bloqueio de bens dos investigados, incluindo:
✔ R$ 8 milhões em contas bancárias
✔ Veículos registrados em nome dos suspeitos e das empresas ligadas ao esquema
Durante a ação, grande quantidade de eletrônicos foi apreendida, além de documentos e materiais que serão periciados pelo Setor Técnico-Científico da Polícia Federal.
Armas aprendidas durante a operação
Além dos equipamentos eletrônicos, os agentes encontraram seis armas de fogo em um dos endereços investigados, incluindo armas longas, como fuzil e espingarda. Embora as armas sejam registradas no sistema SINARM e SIGMA , elas eram de posse irregular do investigado e foram apreendidas para análise.
Crimes investigados e deliberados
Os suspeitos poderão responder por descaminho, crime previsto no Artigo 334 do Código Penal , que prevê penas de 1 a 4 anos de reclusão, além de possíveis acusações adicionais conforme o avanço das investigações.
A Polícia Federal segue aprofundando as diligências para identificar outras pessoas e evitar que novos produtos sejam comercializados prejudicando o comércio legal e a arrecadação de impostos.
Polícia Federal intensifica o combate ao descaminho
A Operação Marcos 12:17 reforça o compromisso da Polícia Federal no combate aos crimes contra a ordem econômica e tributária , garantindo um mercado mais justo e competitivo, além de proteger os interesses da sociedade.
Fotos: PF