As crianças e os jovens que participam da escolinha de futebol de Cordeirópolis terão um novo técnico. Trata-se do meia esquerda Aílton Lira da Silva, que ficou conhecido na década de 70 ao representar o time do Santos, onde foi formado na época o famoso grupo dos “Meninos da Vila”. Ele se apresentou nesta semana na cidade e já faz planos para desenvolver os novos talentos.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer de Cordeirópolis, Gilberto Marangon, a presença do ex-jogador será muito importante para as categorias de base do futebol do município.
“Um atleta profissional como ele é conhecedor da área e vai motivar muito a criançada. Que criança não quer ser hoje um atleta profissional? Essa bagagem, somada aos profissionais que temos, com certeza vai nos deixar bem representados. Nosso trabalho é social, mas nada impede de trabalharmos com alto rendimento e encontrar novos talentos”, avaliou.
De acordo com Lira, o objetivo do trabalho será motivar as crianças com a meta de tirar elas do ócio e promover a atividades físicas. “A finalidade é projetar o futebol, mas a ideia é fazer esse trabalho de uma maneira onde as crianças permaneçam, gostem e tenham uma evolução na parte física e técnica”, destaca.
História
Lira jogou pelo Peixe, no período de 1976 a 1979, ao lado dos craques como Pita e Clodoaldo. Ele também um grande cobrador de faltas e até hoje é considerado um dos melhores cobradores de faltas da história do futebol brasileiro. No começo de 1980, foi negociado com o São Paulo, atuando apenas por uma temporada no Tricolor Paulista. Atuou ainda pelo Al Nasser/ARS, Guarani, União São João, Comercial, Portuguesa Santista, Itumbiara-GO e Guará-DF.