Vamos falar um pouco sobre iluminação? Esse é um assunto essencial para aqueles que buscam conforto luminotécnico em sua casa, além de que a iluminação certa transmite sensações e valorizam muito mais os espaços.
Um bom projeto de iluminação acontece após a definição do layout residencial (disposição dos móveis) junto a seu arquiteto, pois é através desse layout que se determina onde colocar cada luminária, quantas serão necessárias e os modelos adequados para os ambientes. Outro estudo importante é a posição solar, pois define a necessidade de mais ou menos lâmpadas e suas determinadas potências e funções.
Quando o projeto precisa estar pronto?
O projeto de iluminação precisa estar pronto assim que o profissional da área estiver prestes a iniciar a fase de instalações elétricas da sua obra, porque o direciona a entender e executar o projeto, calcular quantidade de fiações evitando gastos excessivos e montar a distribuição dos circuitos dos interruptores.
Iluminação e suas funções:
Ambientes que necessitam de mais iluminação, por exemplo a cozinha, é ideal que sejam escolhidas lâmpadas nas temperaturas branco natural ou branco frio, pois traz mais precisão àquilo que precisa ser enxergado. O mesmo acontece em banheiros, escritórios e locais de trabalho.
Ambientes com menos necessidade de luz e mais necessidade de conforto, como dormitórios, salas de tv e jantar, fachadas, é interessante optar por lâmpadas indiretas e com temperatura branco quente.
Alguns tipos de luminárias mais usadas atualmente:
-Plafons de led de sobrepor ou embutir no gesso: Ideal para ambientes internos que precisam de bastante luz;
-Spots de sobrepor ou embutir no gesso: Ideal para destacar algum objeto, móvel, paredes decorativas, quadros ou apenas para iluminar ambientes que precisam de menos luz deixando-o mais agradável;
-Trilhos de sobrepor na laje: É uma solução prática para locais com uma única perfuração central na laje porque permite distribuir mais de uma luminária ao mesmo tempo;
-Arandelas: Podem ser usadas para iluminar caminhos em corredores externos ou apenas de forma decorativa;
- Uplight de solo ou Espeto: Ideal para iluminar jardins e árvores muito altas.
Essas são algumas dúvidas frequentes e espero ter ajudado, mas não se esqueçam de procurar um profissional para te auxiliar melhor nas suas escolhas e deixar sua casa ainda mais linda!
Por Arquiteta Mariza Zaminato
Escritório Comercial: Rua Lourenço Emelino Mazutti, 236, Vila dos Pinheiros - Cordeirópolis SP
Contato: (19) 99373-3126 – [email protected]