Domingo, 18 de Fevereiro de 2018 - ANUNCIE FAÇA SEU CADASTRO
Farmácia de Plantão: DROGARIA NOSSA SENHORA APARECIDA / Farma Vida / Farmácia da Terra /
Facebook Twitter Instagram

Saúde orienta a manter cuidados contra a febre amarela

Desconfiança: procure o posto mais próximo
Publicado: 16/01/2018 às 18:36:14

Notícias sobre novos casos de febre amarela no Estado de São Paulo nesses últimos dias tem colocado a população em estado de alerta. Por conta disso, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça sobre os cuidados e sintomas desta doença. 

Para o esclarecimento de dúvidas e vacinação, a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, pede a população para se dirigir às unidades de saúde mais próximas de sua residência. “Estamos disponibilizando a vacina em algumas Unidades de Saúde Básica (UBS) do município, no entanto, pedimos para que a pessoa nos procure primeiro, assim iremos orientá-la da melhor maneira possível”.

Jordana ainda reforçou que somente as pessoas que moram em áreas de risco ou que vão viajar devem se vacinar. 

“Em Cordeirópolis, é importante que os moradores da zona rural se vacinem. No entanto, quem for viajar nos próximos dias também precisa ser imunizado. A orientação é que o cidadão procure o posto de saúde, já que a vacinação deve ser feita 10 dias antes da viagem”, lembrou a secretária.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, até o momento não foi notificado nenhum caso de febre amarela e nenhum caso suspeito em Cordeirópolis.

 “Temos a febre amarela silvestre e a urbana, porém, elas são causadas pelo mesmo vírus, a diferença está na maneira que são transmitidas. O tipo silvestre é transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes e tem como hospedeiros os macacos. Já a forma urbana ocorre quando uma pessoa doente é picada pelo Aedes aegypti, responsável transmissão do vírus” explica.

Quais são os sintomas?
A pessoa que desenvolve a doença pode apresentar, de maneira repentina, sintomas como febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos.

Fonte: AIPMC
Saúde orienta a manter cuidados contra a febre amarela
Portal JE10 - © Copyright 2007/2018 - Telefone: (19) 3546-5042
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.
Desenvolvimento de Sites e Lojas Virtuais